sábado, 19 de janeiro de 2008

Aedes Aegypti!!!!(Se fala: Edes Egipti)

Uma tarde de calor, veio a chuva de verão....Passou um saco voando com o vento e me perguntei: ONDE ESTE SACO VAI PARAR? Olhei o arco -íris...lindo!!!Ao fundo a PEDRA DA GÁVEA, onde o pessoal adora pular de Asa Delta.Que visão....o paraíso!?Lembrei da chuva.....e pensei: O saco vai cair no meio da Reserva florestal, vai fazer uma poça de água parada.....e me preocupei!
A Dengue, gente.....No paraíso tinha dengue?
O nome do mosquito transmissor: Aedes Aegypti: O significado dele é: O INDESEJÁVEL DO EGITO!!!!
O saco voando, cai no mato, cria-se uma poça a água fica parada: é tudo que o mosquito quer....Um lugar pra colocar os ovinhos....e depois volta pra morar dentro de casa.E só vai lá colocar os ovos.
Este mosquito transmite febre amarela e Dengue.A melhor maneira de se combater é verificando se não há criadouro e focos....A casa é tua, quem tem de tirar o lixo é vc.NÃO ESPERE PELO PLANO NACIONAL DE COMBATE AO DENGUE.É VC QUE TEM DE OLHAR TODO DIA.
Um descuido.....o ovo pode ficar até um ano encapsulado(PARADO) POR ISSO tem que lavar os pratinhos e colocar areia....depois de 1 ano e ao menos contato com a água( mesmo depois de 1 ano), em questão de meia hora começa o ciclo!Em 3 dias se acasalam e a fêmea se acasala 1 vez e são 45 dias só picando e colocando ovos...
Cada tampinha de garrafa pet cabem de 20 a 30 larvas.....Ou acabamos com o lixo ou o lixo acaba com agente.Não posso andar na Rua e ver uma tampa de garrafa pet, me dá uma agonia.Vou lá pego e jogo no lixo.Eu tenho um lindo filho de 4 anos.Já viu uma criança com Dengue?
Deus nos dê todo o livramento!
Já educou teu filho? Já conversou sobre isso na família?Depois não adianta tomar duas doses de vacina contra febre amarela....Tem que ter higiene, e educação ambiental.
Recebi este panfleto de uma AGENTE DE SAÚDE....Não espere o Governo, o Estado, vc pode pode e deve combater esse mal!!!!
Pedi mais uns 15 panfletos e deixo na bolsa.Onde vou mercado, banco, ônibus, estou falando nisto....Ela pica e vc não sente na hora, só depois que ela já sugou teu sangue.
O detalhe é que ninguém, nunca tem foco em casa, mas então porque tantos casos?Tem que olhar!!!Este mosquitinhos é danadinho, se adapta muito bem.Já olhou teu quintal hoje?E o porão?
Eles só usam a água parada pra colocar os ovos, mas adoram lugares escuros(lixo, cortina, casas fechadas, papelão...)vivem conosco dentro de casa....no escritório....
O combate ao dengue é todo dia!!!!!
Ainda mais com tanto calor, chuva, e mais calor....efeito estufa, aquecimento global, desequilíbrio ecológico e muitas epidemias.....
Terrorismo?
Que nada é só ir ao posto de saúde mais próximo e confirmar.
Os índices jamais serão divulgados pelas autoridades competentes......
Bjs Gí

Um comentário:

Maria Salomé disse...

Minha linda


Tem uma brincadeirinha e um mimo no meu blog para você querida, vá pegar.
Beijos carinhosos
Salomé